quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cidade do Futuro

Os Emirados Árabes Unidos querem construir uma metrópole ecológica. Entenda como funciona esse lugar que não polui.

Viver em uma cidade de céu azul, com lagos limpos, alimentos fresquinhos, praticando esportes ao ar livre e passeando em carros que não poluem. Não, não é um sonho. Nos Emirados Árabes, uma cidade desse jeito começa a se erguer. Emprego é o que não deve faltar na cidade: ela deve receber em torno de 1.500 empresas. Masdar City já tem moradores que passeiam por suas ruas e prédios. Mas tudo só deve ficar pronto mesmo em 2016.

Tudo vira energia
Masdar fica no meio de um deserto e aproveita a luz do sol para produzir energia elétrica. Ela deve abrigar 40 mil moradores (é um pouco menor que Campos do Jordão - SP).
Todo o lixo deve ser reciclado. Quando ficar impossível de reciclar, o material descartado sera transformado em energia ou será usado como adubo.

Você sabia que...

Moderníssimos ônibus elétricos suspensos em trilhos devem fazer o transporte de pessoas por toda a cidade? Isso reduzirá ainda mais o impacto ambiental. Masdar City não é o único projeto de cidade sustentável do mundo. Há cidades e vilas em construção nos EUA, Chile, Holanda e Finlândia, por exemplo.

Uma das mais famosas não saiu do papel: Dongtan, que fica em uma ilha na China, seria inaugurada em 2010. Mas o projeto ficou muito caro e foi adiado. Não há certeza de que a cidade existirá um dia.

A cidade não terá prédios altos, o que garante mais luz solar, ventilação e energia limpa a todos. Carros elétricos já trafegam no subsolo da cidade, deixando as ruas livres para os pedestres. Áreas de lazer, como esta praça, serão equipadas com toldos que abrem e fecham durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário